quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Artigos de opinião - 8° ano


Pirataria eletrônica, sou contra!
       Pirataria eletrônica se refere ao desrespeito ao autor e aos contratos quando ocorre cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais. Sou completamente contra essa prática, pois me imagino no lugar da pessoa que não vai receber os seus direitos autorais pelo trabalho que dedicou seu tempo, seu interesse, suas ideias. Roubam sua obra de arte para ser vendida em camelôs ou até distribuída em alguns sites da Internet.
        Os artigos pirateados têm uma qualidade muito inferior ao original, por isso têm preços tão acessíveis às pessoas de baixa renda. Esses produtos também têm baixa durabilidade, pois as cópias são feitas com materiais de má qualidade.
     Os governantes têm uma grande parcela de culpa em relação à pirataria. Quando os produtos importados chegam a nosso país, eles vêm com um preço acessível à população. Mas quando esses produtos chegam às lojas, o preço aumenta devido a uma série de impostos que o governo cobra. E por conta disso existe tanta pirataria em nosso país.
Laís Menezes- 8° A

Pirataria é crime
            A pirataria é uma das práticas ilegais que mais crescem nos últimos tempos. Muitos artistas trabalham duro na elaboração e construção de um álbum, e antes mesmo de seu lançamento, todas as músicas já estão disponíveis na Internet. Quem se beneficia com isso não é o artista nem seu produtor, são os donos dos sites que publicam o material.
         Tudo deveria ser só uma questão de bom senso, de ética, de respeito. Mas a sociedade atual não possui mais tais valores. Fazem isso por não reconhecerem o trabalho e esforço dos outros ou simplesmente por insensatez.
          Não é correto lucrar às custas do trabalho dos outros. Não é certo optar pelo caminho mais fácil e mais rápido, quando este caminho é o errado. O que falta para tal sociedade é uma educação de base. Um respeito verdadeiro. O que falta mesmo é caráter.
           Com certeza ninguém gostaria que seu trabalho fosse divulgado por outra pessoa sem sua permissão e que ela lucrasse com isso em vez de você, não é? Então vamos pensar duas vezes antes de comprar materiais ilegais. Sem um mercado consumidor, os produtos não serão mais feitos.
Vitória Marreiro - 8° B





A nova moda ecológica
                Você já ouviu falar em moda sustentável? É um tipo de moda que junta a ecologia com as roupas que a gente usa no dia-a-dia. Ou seja, imagine aquelas roupas que estão na moda e que nós adoramos vestir, mas também com outras características. Roupas que não explorem o meio ambiente e que são totalmente ecológicas.
                Hoje em dia, milhões de indústrias de roupas do mundo inteiro resolveram se preocupar mais com o planeta e inventaram a Ecofashion, a moda ecológica. Esse tipo de moda é muito boa, pois incentiva as pessoas a preservarem os recursos do planeta, apesar de ter muitas pessoas que não estão nem ai para isso, sem saber que estão comprometendo a vida de gerações futuras, de pessoas que nem sequer vieram ao mundo.
                Por isso, devemos acordar e nos preocupar mais com o planeta, antes que seja tarde demais. E, para isso, devemos fazer as escolhas certas, principalmente na hora de se vestir, escolhendo roupas que sejam lindas, estejam na moda, mas ao mesmo tempo, que seja de alguma marca de tecido reciclável. Assim, podemos nos vestir bem, com aquela roupa que nos identificamos, mas sem deixar de preservar nosso planeta.
Lara Maia - 8° A 

Ecofashion
         A moda se renova a cada momento, mudando de acordo com os novos estilos e tendências. Atualmente, a tendência é a moda sustentável, roupas que são feitas a partir de produtos recicláveis.
              Mas nem sempre foi assim, porque as grifes não aderiam à ideia, mas com o passar do tempo elas perceberam que essa moda se encaixava cada vez mais com a situação de nosso planeta, que querer adotá-la passou a ser obrigação.
         Os produtos recicláveis que mais se destacam são a garrafa PET, transformada em tecido, e o pneu, que vira solado de sapato. Mas ser sustentável não é só isso, ser sustentável vai muito além, um ato de economizar ou até reutilizar a água é sustentabilidade.
            Essa nova tendência, a ecofashion, não deve ser só mais uma modinha de grife, deve ser adotada por todos para que o mundo se torne cada vez mais sustentável.
Ana Vitória Moreira - 8° B

3 comentários: