segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fábulas dos alunos do 6º ano

O corvo e o pavão
    Numa grande floresta, moravam vários animais, dentre eles um corvo muito pobre e feio. Morava também um lindo pavão de penas grandes, luminosas e muito coloridas. Além disso, o pavão era muito rico, respeitado, elogiado por todos os outros animais. O corvo ficava sozinho e desprezado, passava fome, pois não sabia caçar.
   Um dia quando o pavão estava no rio se olhando, a floresta começou a pegar fogo. Então ele só se preocupou em salvar suas coisas, enquanto o corvo foi salvar outros animais. Porém, antes que pudesse salvá-los, deixou-os cair e eles queimaram as patas. 
   Quando o fogo se apagou, tudo estava destruído. O pavão foi perdoado, mas o corvo foi expulso da floresta por seu erro.
Moral: Aos poderosos tudo se desculpa, aos miseráveis nada se perdoa.                                                                                             
Beatriz Falcão e Ingrid Marcelino

O leão e o ratinho
    O leão estava caminhando pela floresta e deu de cara com uma ponte. Depois de alguns minutos, conseguiu decidir como a atravessaria. De repente apareceu um ratinho que também queria atravessá-la. O leão lhe ofereceu ajuda, mas o ratinho, com muito medo de ser devorado, não aceitou.
     O ratinho passou alguns minutos pensando e achou que realmente o leão queria ajudá-lo e aceitou. E então eles atravessaram a ponte.
     Depois de muitos dias, o mesmo leão estava sendo perseguido por um elefante e então o ratinho, sabendo que o elefante tem medo de rato, se jogou na frente dele e ele saiu correndo com medo.
    O leão, muito agradecido, chamou o ratinho para lanchar na sua casa. Depois daquele dia ficaram muito amigos e sempre que um precisava de ajuda, o outro estava lá para ajudar.
Moral: Amor com amor se paga.                                                 
Ana Dâmaris e Nicolle Ariadne

O galo e o bolo
      Um dia um galo queria muito acabar de fazer um bolo para poder levar para uma festa organizada por outros animais. Então ele começou a prepará-lo muito depressa, queria chegar logo. Botou muitos ingredientes no preparo do bolo. 
       A galinha o avisou, disse para ele ir devagar, se não ia dar errado.
    Quando ele acabou de fazer o bolo, colocou no saco e saiu correndo muito rápido. Quando estava chegando na festa, o bolo caiu e ficou todo quebrado. O galo começou a chorar, lamentando o seu esforço e a galinha riu dele e disse: "Bem que eu avisei".
Moral: A pressa é inimiga da perfeição.                                                   
Ana Vitória Duarte

A coruja e a águia
       Num belo dia de verão, a águia plainava quando avistou o interior de um ninho de coruja com três filhotes dentro e uma mãe adormecida, então a águia devorou os filhotes e deixou uma garra. 
       Quando anoiteceu, a coruja acordou e viu que seus filhotes tinham desaparecido, mas achou uma garra de águia e começou a chorar.
      Ao cair da noite, a coruja foi até o ninho da águia e falou que não a iria ajudar quando ela estivesse em perigo. Depois disso, as duas seguiram seus rumos.
     Quando o inverno chegou, a coruja achou a águia congelada em seu ninho. Então, deixou o orgulho de lado e bicou o cubo de gelo até soltar a águia. Assim, as duas viraram amigas.
Moral: No momento do perigo é que se conhecem os heróis.                              
Arthur Torres e Joel Júnior

7 comentários: