quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Resenha crítica do filme "Confiar" - 9° ano



Confiança na internet
          O filme “Confiar” fala sobre uma menina chamada Annie que conversa com um menino pela Internet, e a princípio, achava que ele tinha 16 anos, mas com o passar do tempo ela descobre que, na verdade, ele tinha 35 anos.
          O destaque principal é o perigo que os bate-papos representam e como os adolescentes são ingênuos e, algumas vezes, inconfiáveis. A menina Annie é tão ingênua que chega a irritar, pois todos querem ajudá-la  e ela não reconhece quem está certo ou errado.
         Também mostra como os adolescentes podem inventar histórias para fazerem o que querem, o que é muito ruim, pois quando se perde a confiança, não sabe quando se pode confiar ou não.
          Enfim, o filme tem vários pontos positivos, como o que pode acontecer nos bate-papos com pessoas estranhas. Porém, a ingenuidade da menina é muito irritante e deixa o filme meio sem graça e desinteressante.
Ana Karine - 9° A


"Confiar": David Schwimmer ousa na produção
         No cinema atual, a grande maioria dos filmes lançados não transmite nenhuma lição de moral. São produções clichês com surrealidade espantosa e que abusam dos efeitos especiais. Quando surge um filme como “Confiar”, diferente, que transmite uma lição edificante em seu desfecho, o cinema ganha credibilidade.
          Dirigido por David Schwimmer, não apresenta atrativos significativos em termos de estética, porém aborda dois assuntos  deveras comuns: pedofilia e pseudotransparência. David trata dos tópicos de forma ousada, sem ser conservador, assim aproximando a produção da realidade cotidiana.
        O filme todo começa quando a garota Annie, de 14 anos, ganha um computador do pai em seu aniversário. Em um chat acha um primeiro namorado. Após meses de conversa, decidem se encontrar. Ela tem uma surpresa ao vivo: o “garoto” tem 35 aos. Apaixonada, deixa-se levar por ele.
       A pedofilia e a pseudotransparência ocorrem com uma enorme frequência hoje em dia. E o que acontece com Annie, pode acontecer com qualquer um. O filme transmite a realidade escancarada. É uma forma de alerta não só para jovens, que devem ser mais cautelosos, mas para pais, que devem ser mais fiscais. Mostra, em resumo, o quanto a internet é perigosa. Nem sempre quem está do outro lado da tela é quem se pensa ser.
         O filme ainda tem traços do gênero ação e aborda a violência. “Confiar”, sem dúvidas, é uma produção que vale a pena assistir. Uma obra que abre os olhos para o que se vive atualmente na sociedade.
Thais Nascimento - 9° B

Artigos de opinião - 8° ano


Pirataria eletrônica, sou contra!
       Pirataria eletrônica se refere ao desrespeito ao autor e aos contratos quando ocorre cópia, venda ou distribuição de material sem o pagamento dos direitos autorais. Sou completamente contra essa prática, pois me imagino no lugar da pessoa que não vai receber os seus direitos autorais pelo trabalho que dedicou seu tempo, seu interesse, suas ideias. Roubam sua obra de arte para ser vendida em camelôs ou até distribuída em alguns sites da Internet.
        Os artigos pirateados têm uma qualidade muito inferior ao original, por isso têm preços tão acessíveis às pessoas de baixa renda. Esses produtos também têm baixa durabilidade, pois as cópias são feitas com materiais de má qualidade.
     Os governantes têm uma grande parcela de culpa em relação à pirataria. Quando os produtos importados chegam a nosso país, eles vêm com um preço acessível à população. Mas quando esses produtos chegam às lojas, o preço aumenta devido a uma série de impostos que o governo cobra. E por conta disso existe tanta pirataria em nosso país.
Laís Menezes- 8° A

Pirataria é crime
            A pirataria é uma das práticas ilegais que mais crescem nos últimos tempos. Muitos artistas trabalham duro na elaboração e construção de um álbum, e antes mesmo de seu lançamento, todas as músicas já estão disponíveis na Internet. Quem se beneficia com isso não é o artista nem seu produtor, são os donos dos sites que publicam o material.
         Tudo deveria ser só uma questão de bom senso, de ética, de respeito. Mas a sociedade atual não possui mais tais valores. Fazem isso por não reconhecerem o trabalho e esforço dos outros ou simplesmente por insensatez.
          Não é correto lucrar às custas do trabalho dos outros. Não é certo optar pelo caminho mais fácil e mais rápido, quando este caminho é o errado. O que falta para tal sociedade é uma educação de base. Um respeito verdadeiro. O que falta mesmo é caráter.
           Com certeza ninguém gostaria que seu trabalho fosse divulgado por outra pessoa sem sua permissão e que ela lucrasse com isso em vez de você, não é? Então vamos pensar duas vezes antes de comprar materiais ilegais. Sem um mercado consumidor, os produtos não serão mais feitos.
Vitória Marreiro - 8° B





A nova moda ecológica
                Você já ouviu falar em moda sustentável? É um tipo de moda que junta a ecologia com as roupas que a gente usa no dia-a-dia. Ou seja, imagine aquelas roupas que estão na moda e que nós adoramos vestir, mas também com outras características. Roupas que não explorem o meio ambiente e que são totalmente ecológicas.
                Hoje em dia, milhões de indústrias de roupas do mundo inteiro resolveram se preocupar mais com o planeta e inventaram a Ecofashion, a moda ecológica. Esse tipo de moda é muito boa, pois incentiva as pessoas a preservarem os recursos do planeta, apesar de ter muitas pessoas que não estão nem ai para isso, sem saber que estão comprometendo a vida de gerações futuras, de pessoas que nem sequer vieram ao mundo.
                Por isso, devemos acordar e nos preocupar mais com o planeta, antes que seja tarde demais. E, para isso, devemos fazer as escolhas certas, principalmente na hora de se vestir, escolhendo roupas que sejam lindas, estejam na moda, mas ao mesmo tempo, que seja de alguma marca de tecido reciclável. Assim, podemos nos vestir bem, com aquela roupa que nos identificamos, mas sem deixar de preservar nosso planeta.
Lara Maia - 8° A 

Ecofashion
         A moda se renova a cada momento, mudando de acordo com os novos estilos e tendências. Atualmente, a tendência é a moda sustentável, roupas que são feitas a partir de produtos recicláveis.
              Mas nem sempre foi assim, porque as grifes não aderiam à ideia, mas com o passar do tempo elas perceberam que essa moda se encaixava cada vez mais com a situação de nosso planeta, que querer adotá-la passou a ser obrigação.
         Os produtos recicláveis que mais se destacam são a garrafa PET, transformada em tecido, e o pneu, que vira solado de sapato. Mas ser sustentável não é só isso, ser sustentável vai muito além, um ato de economizar ou até reutilizar a água é sustentabilidade.
            Essa nova tendência, a ecofashion, não deve ser só mais uma modinha de grife, deve ser adotada por todos para que o mundo se torne cada vez mais sustentável.
Ana Vitória Moreira - 8° B

Poemas dos alunos do 8° ano


A seca

No sertão
existe a seca.
Com a falta de chuva,
as plantas não crescem.
Se não há planta,
não tem comida para o gado,
que acaba morrendo.
Se o gado morre,
diminuem as chances de sobrevivência no sertão.

Na seca,
as pessoas fazem
o que é necessário para sobreviver.
Os que têm fé rezam.
Os que são fortes resistem até o final.
Os desesperados morrem.
Poucos sobrevivem à seca.
Poucos sobrevivem ao inferno.

Um dia,
a seca acaba.
Mas ela vai voltar
e causar mais sofrimento
para quem vive no sertão.
                                     Thaís Falcão - 8°A





Tristeza no mar

Voa andorinha,
Sei que estás sozinha
Sabes que a beleza do mar
Está prestes a acabar.

Voa, pelicano,
Sei que estás insano
Já que o velório do mar
O petróleo irá organizar.

Preto que destrói a beleza
E que provoca a tristeza
Transforma luz em escuridão
E leva revolta ao meu coração.

É o petróleo que fará acabar
As florestas que têm no fundo do mar.
Peixes, lulas e até tubarões
Sofrerão por essas e muitas razões.
                                           Cláudio Vinícius - 8° B


domingo, 23 de outubro de 2011

Cartas dos leitores - 7° ano

Fã da revista Yes!Teen
Adorei a nova edição com a Avril Lavigne na capa.
Aprecio muito o trabalho de vocês, gosto das reportagens,
 dos pôsteres e das dicas que vocês dão.
Alyne Barreto, Fortaleza, CE


Dinossauros
Superinteressante, gostei muito da reportagem
sobre os dinossauros. É difícil acreditar que
aquelas coisinhas com penas já foram animais
gigantes. Só não gostei que falaram que eles
são um fracasso evolutivo.
Thales Sombra, Fortaleza, CE

Cleópatra e a vaidade
Revista História, adorei a matéria "Caras e bocas".
Descobri que Cleópatra não foi apenas uma
referência  de poder político, ela também foi um
exemplo de vaidade feminina a ser copiado.
Isabela Lisboa, Fortaleza, CE

Cantoras escandalosas
Revista Veja, queria comentar a matéria
"A batalha das escandalosas". Concordo
plenamente que as cantoras de hoje estão
cada vez mais fúteis. O que me admira é a
quantidade de CDs que elas vendem,
porque algumas, como a Britney Spears,
nos shows usam playback.
Milla Freire, Fortaleza, CE
       

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Fábulas dos alunos do 6º ano

O corvo e o pavão
    Numa grande floresta, moravam vários animais, dentre eles um corvo muito pobre e feio. Morava também um lindo pavão de penas grandes, luminosas e muito coloridas. Além disso, o pavão era muito rico, respeitado, elogiado por todos os outros animais. O corvo ficava sozinho e desprezado, passava fome, pois não sabia caçar.
   Um dia quando o pavão estava no rio se olhando, a floresta começou a pegar fogo. Então ele só se preocupou em salvar suas coisas, enquanto o corvo foi salvar outros animais. Porém, antes que pudesse salvá-los, deixou-os cair e eles queimaram as patas. 
   Quando o fogo se apagou, tudo estava destruído. O pavão foi perdoado, mas o corvo foi expulso da floresta por seu erro.
Moral: Aos poderosos tudo se desculpa, aos miseráveis nada se perdoa.                                                                                             
Beatriz Falcão e Ingrid Marcelino

O leão e o ratinho
    O leão estava caminhando pela floresta e deu de cara com uma ponte. Depois de alguns minutos, conseguiu decidir como a atravessaria. De repente apareceu um ratinho que também queria atravessá-la. O leão lhe ofereceu ajuda, mas o ratinho, com muito medo de ser devorado, não aceitou.
     O ratinho passou alguns minutos pensando e achou que realmente o leão queria ajudá-lo e aceitou. E então eles atravessaram a ponte.
     Depois de muitos dias, o mesmo leão estava sendo perseguido por um elefante e então o ratinho, sabendo que o elefante tem medo de rato, se jogou na frente dele e ele saiu correndo com medo.
    O leão, muito agradecido, chamou o ratinho para lanchar na sua casa. Depois daquele dia ficaram muito amigos e sempre que um precisava de ajuda, o outro estava lá para ajudar.
Moral: Amor com amor se paga.                                                 
Ana Dâmaris e Nicolle Ariadne

O galo e o bolo
      Um dia um galo queria muito acabar de fazer um bolo para poder levar para uma festa organizada por outros animais. Então ele começou a prepará-lo muito depressa, queria chegar logo. Botou muitos ingredientes no preparo do bolo. 
       A galinha o avisou, disse para ele ir devagar, se não ia dar errado.
    Quando ele acabou de fazer o bolo, colocou no saco e saiu correndo muito rápido. Quando estava chegando na festa, o bolo caiu e ficou todo quebrado. O galo começou a chorar, lamentando o seu esforço e a galinha riu dele e disse: "Bem que eu avisei".
Moral: A pressa é inimiga da perfeição.                                                   
Ana Vitória Duarte

A coruja e a águia
       Num belo dia de verão, a águia plainava quando avistou o interior de um ninho de coruja com três filhotes dentro e uma mãe adormecida, então a águia devorou os filhotes e deixou uma garra. 
       Quando anoiteceu, a coruja acordou e viu que seus filhotes tinham desaparecido, mas achou uma garra de águia e começou a chorar.
      Ao cair da noite, a coruja foi até o ninho da águia e falou que não a iria ajudar quando ela estivesse em perigo. Depois disso, as duas seguiram seus rumos.
     Quando o inverno chegou, a coruja achou a águia congelada em seu ninho. Então, deixou o orgulho de lado e bicou o cubo de gelo até soltar a águia. Assim, as duas viraram amigas.
Moral: No momento do perigo é que se conhecem os heróis.                              
Arthur Torres e Joel Júnior

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Poemas de alunos do 6° ano

Noite na praça

Sozinha sentada
no banco da pequena praça
a moça escuta o ronco do mar
e admira as estrelas
que brilham sem parar.

Eis que aparece um rapaz
e senta no chão.
Após palavras bonitas resolve então
dar para a garota uma lição:
"Sozinho nunca se fica,
precisa-se de um grande amigão".

Caem gotas de água
que inudam a pequena praça.
                                       (Ingrid Marcelino e Larissa Viana - 6° A)

Noite de luar

Numa noite de luar
meus olhos brilharam
ao te ver passar,
na minha vida sempre vou te amar.

Num lindo papel eu te desenhei
e na noite passada te encontrei.

Antes de te conhecer
minha vida era transparente
depois que te conheci
ela passou a ser diferente.

Como um grande amigo eu te aceitei
depois de um tempo
por você me apaixonei.
                               (Ádria Sereno e Ana Vitória Duarte - 6°B)